Atividade acadêmica
Visualizamos ao ler e discutir o tema que os desembargadores que são alvos de uma presente investigação, mas que o resultante não os acusa, pois o intuíto da investigação é verificar o recebimento antecipado de verbas e diferenças nos valores recebidos. Percebe-se que os mesmos justificaram juntamente ao seu orgão competente a validade de seu recebimento, mas que para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a profunda investigação para saber e as justificativas dos magistrados condizem com as realidades dos fatos.
Diante do assunto abordado acima, agregamos que este fato ocorrido também visa á conduta ética de cada magistrado, pois caso seja comprovada as irregularidades nos recebimentos ocorridos, os mesmos descumpriram com normas éticas - profissionais que são determinantes nas suas atividades.
Questão (a):
Se for comprovado que houve irregularidades por parte dos magistrados quanto á antecipação das verbas para fins pessoais, eles estarão violando os princípios éticos da moral, da boa-fé e da dignidade da pessoa humana.
O magistrado tem o dever de exercer sua profissão com dignidade, honestidade, ética, boa-fé e decoro profissional. Jamais permitindo que o anseio de ganho material, sobreleve à finalidade social do seu trabalho.
Questão (b):
Se exige uma postura ética, pois os mesmos devem assegurar a todos cidadãos a igualdade, assim havendo preferências ou colaborações particulares se viola o princípio da equidade que de determina ao se tornar um profissional da área jurídica.
Questão (c):
Acreditamos que todas as profissões devem