Ação social
O presente EDITAL focará suas ações na facilitação do acesso ao crédito solidário as organizações/comunidades rurais e urbanas dos municípios que foram atingidos fortemente pelas chuvas em 2009 na perspectiva de contribuir para a superação dos problemas como forma de ajudar a viabilizar os empreendimentos econômicos da rede enquanto alternativa de superação à pobreza.
Sua metodologia será orientada pelos princípios da educação popular e da economia solidária buscando o fortalecimento da articulação em rede, associada aos processos de promoção do desenvolvimento local sustentável e solidário, tendo como ambiente de gestão a Cáritas Maranhão.
Objetivos:
Geral:
Contribuir para a viabilidade econômica dos Grupos Produtivos Solidários da Rede Mandioca dos municípios atingidos pelas fortes chuvas em 2009 na perspectiva da construção do desenvolvimento local sustentável.
Específicos:
Constituir um mecanismo de financiamento solidário aos empreendimentos econômicos dos produtores(as) rurais
Estruturar um sistema de apoio e acompanhamento aos grupos produtivos através dos agentes Cáritas nas regiões;
Incrementar a produção e a comercialização dos produtos da Agricultura familiar nos municípios envolvidos;
Contribuir para a criação da rede de fundos solidários do Maranhão vinculada ao Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão.
A Cáritas Brasileira em 1981 lançou os Fundos Solidários, com o intuito de apoiar os pequenos Projetos Alternativos Comunitários (PACs). Os PACs foram as sementes do que hoje é chamada de Economia Popular Solidária (EPS). Nesses 26 anos, a Cáritas Brasileira tem apoiado grupos (associações, movimentos sociais, redes e cadeias produtivas) por meio de projetos social-organizativos ou econômico-produtivos, baseados em formas autogestionárias de trabalho. E os Fundos Solidários tornaram-se uma das principais vertentes do movimento de economia popular solidária no Brasil.
Os recursos deste