atividade 8
Com base no conteúdo referencial da unidade, podemos definir como inferência: a) o processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de um texto. b) a realização de comentários e análises pertinentes a uma obra pensando sempre em seu contexto de produção. c) a interação entre os textos, por meio de um processo linguístico que relaciona somente as informações superficiais. d) a produção de um texto completamente baseado em outro, porém sem expor comentários. e) a leitura de clássicos, independente da dificuldade lexical que o texto possui, procurando entender seu conteúdo.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Ana é professora, levou o quadro abaixo e pediu para que os estudantes fizessem uma leitura crítica da obra. Porém a maioria deles disse que o quadro não tinha sentido nenhum. Assinale a alternativa que seria a mais indicada para que Ana conseguisse uma leitura crítica por parte de seus alunos:
a) poderia ter explicado o contexto da época, bem como as vertentes estéticas que cercavam o autor quando da produção do quadro, assim como esclarecer questões sobre a vida e a obra do pintor. b) pedir aos estudantes que, a partir de suas impressões, recriassem o quadro, para que pudessem montar um mural e todos da escola tivessem conhecimento do que era o Surrealismo. c) Solicitar aos estudantes que fizessem um resumo do que viam no quadro, de forma detalhada, e estabelecer uma relação entre os elementos descritos com suas vidas. d) Propor aos estudantes uma releitura da obra, em diferentes linguagens, com base em suas preferências pessoais: fotografia, desenho, palavras. Os sentimentos despertados pela obra comporiam, desse modo, uma leitura crítica. e) Solicitar que um pintor profissional visitasse a escola e reproduzisse uma cópia deste quadro, para que os alunos pudessem entender os elementos que o constituem e assim realizar uma análise