IBGC
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
2- Qual o papel do conselho administrativo?
Estabelecer e direcionar a estratégia da empresa, dando apoio à gestão e monitorando, sempre com foco em proteger e maximizar o valor econômico no longo prazo.
3- Qual a importância da auditoria?
Os comitês do conselho de administração podem ser os mais diversos, conforme o tipo de negócio,a situação ou o estágio da empresa. O comitê de auditoria é um desses comitês.Comitês de auditoria independentes constituem um componente crítico para assegurar ao conselho de administração o controle sobre a qualidade dos demonstrativos financeiros e controles internos que asseguram a sua confiabilidade, bem como para a identificação e gestão de riscos da organização.Dependendo do porte ou do setor de atuação da organização, das escolhas do conselho de administração ou da sua administração, podem ser criados comitês, inclusive o de auditoria, que não integram o conselho de administração.
4- Caracterize os níveis de Governança Corporativa?
A aplicabilidade das práticas de Governança partiu da Bolsa de Valores de São Paulo, ao criar segmentos especiais de listagem destinados a empresas com padrões superiores de Governança Corporativa. Além do mercado tradicional, passaram a existir três segmentos diferenciados de Governança: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado. O objetivo foi o de estimular o interesse dos investidores e a valorização das empresas listadas.
Basicamente, o segmento de Nível 1 caracteriza-se por exigir