atividade 4
Exemplo:
O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.
Insuficiência do sistema respiratório ou cardiovascular. Sem oxigênio as células do cérebro morrem em 10 minutos. As lesões começam após 04 minutos a partir da parada respiratória.
Sistema Circulatório:
Exemplo:
A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células.
Inúmeras pessoas são alérgicas a várias coisas. Umas a comida, microrganismos, outras a picadas de insetos, como abelhas. Ser ferroado por uma abelha pode levar muitas pessoas a um estado de choque vascular, resultante de uma reação alérgica. Neste caso, a histamina liberada pelo corpo com o objetivo de combater a alergia, causa uma vasodilatação, levando a um choque anafilático.
Sistema Neurológico:
Exemplo:
A função do sistema neurológico é monitorar e coordenar a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano.
Traumatismo craniano significativo, traumatismo encefálico ou lesão medular e qualquer grau de paralisia.
Sistema Excretor:
Exemplo:
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são eliminadas.
Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio), lesões, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.
Sistema Digestivo:
Exemplo:
O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos.
Envenenamento ou intoxicação são reações causadas no organismo por ingestão ou contato com substâncias prejudiciais que, dependendo da quantidade e da