Atividade 3 Estudo de Caso Engenharia de Valores Solda x Clinching
O foco do gerenciamento que a maioria das empresas buscam é o de satisfazer seus clientes e produzir cada vez mais e eficientemente para se manterem no mercado. Com o intuito de gerenciar essa demanda e eliminar as Perdas no setor produtivo, é utilizado um conjunto de idéias e ferramentas, dentre as quais se destaca a Análise de Valor e Engenharia de Valor (AV/ EV).
Esta ferramenta é largamente utilizada em empresas americanas e européias, tendo sido introduzida no Brasil na década de 70. Porém, muitas organizações encontram dificuldades em aplicar esta ferramenta nas empresas nacionais. Nosso objetivo é apresentar os conceitos da AV / EV em um estudo de caso prático e analisar a viabilidade do projeto.
O trabalho é um estudo de caso real em uma empresa nacional.
2 – Introdução:
A expansão do crédito e o aumento nas vendas de carros colocam o Brasil no caminho de economias desenvolvidas, nas quais o consumo é impulsionado por mecanismos de financiamento a taxas de juros atrativas.
O crescimento da economia no país, por sua vez, impulsionou a venda de bens de consumo, o que acabou se refletindo também nos fornecedores das montadoras de veículos automotores. Contudo, segundo a capacidade de produção e os custos das empresas locais podem ser um dos maiores gargalos para o efetivo aproveitamento das oportunidades dessa expansão, situação que se agrava à medida que crescem as compras de autopeças asiáticas.
O tema deste trabalho é a quantificação de uma proposta de VA/VE na troca do processo de união de chapas de alguns componentes sob a ênfase da Análise de Valor e Engenharia de Valor.
As vantagens do valor agregado no produto transformam a quantificação do valor do consumidor em preço lucrativo. Esta vantagem pode ser compreendida pelo fato de aumentarmos o preço do produto sem o risco de perder a venda. A Análise de Valor e Engenharia de Valor se definem como uma ferramenta a ser utilizada para justificar o aumento do preço para os clientes e ajuda