Atividade 3 AVA
UNIDADE 2
TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
BRUNA ELISA RODRIGUES MACHADO
RA. 3776778353
AULA TEMA 3:
Relações de Trabalho : Empregado x Empregador. Terceirização.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
Passo 1
1. Leia atentamente e analise o caso abaixo:
Paulo de Tarso passou por muitos problemas familiares e de saúde. No ano de 2005 começou a participar dos cultos na igreja da Salvação. Sua postura pró-ativa despertou a atenção do pastor Genivaldo que o convidou a trabalhar como zelador da igreja. Paulo começou suas funções de manutenção elétrica, hidráulica e predial em 09/01/2006, lhe fazendo diversas funções na igreja e na escola mantida por ela. Por esse trabalho, o pastor ofereceu ajuda de custo no valor de um salário mínimo por mês e também alimentação e moradia. Paulo de Tarso laborava diariamente, em média, durante oito horas, inclusive nos finais de semana, cuidando das tarefas típicas de manutenção e até de limpeza, tendo os trabalhos coordenados por Genivaldo. Em 15/05/2010 Paulo viu o pastor Genivaldo apropriando-se de doações em dinheiro da igreja para proveito próprio. Paulo denunciou o pastor ao Bispo, mas este determinou que ele deixasse as dependências que ocupava e o dispensou de suas funções.
2. Após análise do texto, responda:
a) Há configuração do vínculo de emprego?
Existe um vínculo empregatício porque o empregado não precisa necessariamente ter sido contratado pelo empregador.
Assim, se estiver presente a subordinação, que consiste basicamente no poder de organização, controle e disciplina, não importa se o trabalho se dá em casa, através de cooperativa, pessoa jurídica, que emita notas fiscais para receber seus salários, pois, sempre será empregado.
As características que configuram um vínculo empregatício são a continuidade, onerosidade, pessoalidade, alteridade e subordinação.
Neste caso, todas as características para o vínculo empregatício estavam presentes, e consequentemente seus os