Atividade 2
Perguntas:
1) Após a leitura dos textos, trace uma linha histórica, ou faça um esquema da origem e evolução do conceito de trabalho, apresentando sempre uma característica. (a forma de elaborar esta questão é de acordo com a vontade do aluno, forma livre)
I. Período Paleolítico: o homem primitivo vivia da recolha de alimentos, caça e pesca, o que era feito de modo cooperativo. Logo, o homem passou a ter a necessidade de se defender, e para isso, utilizavam instrumentos muito rudimentares.
II. Período Neolítico: Depois, as necessidades foram aumentando, e por isso, o homem passou a desenvolver ferramentas mais elaboradas. Surgiu então a agricultura e pecuária, surgindo a primeira divisão de trabalhos.
III. Escravidão: Pessoas eram tomadas como mão de obra braçal forçada, adquiridas em combates e guerras. Não haviam normas nem direitos trabalhistas.
IV. Servidão: Com a origem dos senhores feudais, os trabalhadores serviam nas terras pertencentes aos seus senhores em troca de proteção, portanto, ainda não eram livres.
V. Corpo de ofício: O homem passou a exercer sua profissão de forma organizada onde os mestres eram os que detinham o conhecimento de um ofício e comandavam os aprendizes e operários
VI. Livre contratação: Marcado pela revolução industrial, transformou o trabalho em emprego. Trabalhadores eram mantidos em péssimas condições,
VII. Direito do trabalho: O Direito do Trabalho surgiu da luta dos trabalhadores pelo reconhecimento da dignidade humana, condições de trabalho e a sua retribuição.
2) Haviam direitos trabalhistas no feudalismo e na escravidão?
Os escravos eram uma propriedade do seu senhor, portanto não possuíam direitos.
Já na era feudal, as relações trabalhistas eram baseadas na fidelidade e na proteção. Ao executar um trabalho determinado, o senhor feudal recebia uma certa porção e em troca lhe era prometido segurança.
3) A Atual Constituição Federal fala sobre Diretos Trabalhistas? Cite exemplos transcrevendo os artigos