Atividade 2
Programa Nacional Escola de Gestores
Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
Disciplina: Avaliação Escolar
Professoras: Ana Cláudia Paula do Carmo e Cinara Franco Rechico Barberena
Aluno: Abraão Oliveira da Silva
Atividade 2
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O QUE É?
"A avaliação se constitui em um processo de busca de compreensão da realidade escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento das intervenções, visando ao aprimoramento do trabalho escolar. Como tal, a avaliação compreende a descrição, a interpretação e o julgamento das ações desenvolvidas, resultando na definição de prioridades a serem implementadas e rumos a serem seguidos, tendo como referências os princípios e as finalidades estabelecidos no Projeto da Escola, ao mesmo tempo em que subsidia a sua própria redefinição (Sousa, 1995, p. 63).”
Segundo Sousa (1995) apud W G. Van Velzen (1985), a avaliação da escola tem como principal objetivo seu aperfeiçoamento, ela se situa não no registro da medida, mas no da ação, da regulação. Se a avaliação é apenas um meio, é preciso adaptá-la ao que se sabe agora sobre o funcionamento efetivo das escolas. Isso leva, muito logicamente, a colocar a auto-avaliação na base de uma busca da eficácia, apostando-se (M. RUNKEL et al., 1979) num conjunto de procedimentos que tornam a escola capaz de resolver seus próprios problemas: 1. o diagnóstico; 2. a coleta de dados; 3. o desenvolvimento de ações coordenadas; e 4. a supervisão. Segundo Thurler (1994), a avaliação da escola é um processo de mudança que enfatiza mais o desenrolar das atividades que os resultados.
PARA QUE SERVE?
A Avaliação serve como meio de promoção da qualidade do trabalho escolar e para que o processo de avaliação tenha um potencial de contribuir com o aperfeiçoamento das ações em desenvolvimento deve revestir-se de características, tais como: "ser democrático, no sentido de considerar que os integrantes da ação