Atividade 2 Pol Tica III
Disciplina: Ciências Políticas III
Turma: Noturno – 1° Semestre 2015
Aluno: Ionadir Rodrigues Correa Junior n° USP: 6841778
Qual é o conceito de facção e como é possível conter as influências nefastas da facção sobre a política da república? Por qual razão histórica dos EUA os Federalistas dedicam uma atenção especial ao problema das facções?
O conceito de facção inicialmente é definido de modo relativamente simples, como a divisão da parcela dos cidadãos em grupos a partir de seus interesses em comum, constituindo-se em maiorias e minorias. Os interesses comuns de cada grupo se opõem e são adversos entre si. Cada um desses grupos se organiza em partidos para a disputa pelo poder do estado sob o regime democrático. A tendência, resultado dessa facção, é formação de partidos rivais cujo controle do governo despótico promove a imposição dos interesses particulares do grupo majoritário sobre o outro grupo, e assim sendo, sobre um interesse e um bem comum a toda a sociedade.
Segue, portanto, que o fundamento do facciosismo se encontra na diferença entre os homens de uma mesma sociedade, diferenças que criam interesses diversos entre si. A explicação sobre a diversidade se assenta na própria natureza humana. As diferenças entre os homens os movem para as mais variadas e distintas visões de mundo, mas também diz respeito, sobretudo, a sua aptidão para o desenvolvimento da propriedade. Assim, o facciosismo é o resultado da liberdade e do direito da propriedade. É esta, inclusive, segundo os federalistas, a fonte mais comum do facciosismo, pois que é derivado da sua distribuição diversa e por vezes desigual. Sobre esse tema, o facciosismo poderia gerar a opressão dos grupos majoritários, em geral pequenos proprietários de terra e devedores, contra os grandes proprietários e em geral credores daqueles, por meio da maior distribuição da terra e do perdão das dívidas.
Há de se considerar nessa conjuntura o fato de que os estados, à época, eram