Atividade 2 pcp
1) O objetivo básico do Planejamento Agregado da Produção é estabelecer os níveis de produção, as dimensões da força de trabalho e os níveis de estoque necessários para atender a previsão de demanda. Os produtos são agregados, formando famílias de itens semelhantes.
2) As políticas alternativas para influenciar o nível de produção são aquelas que servem para aumentar ou diminuir a capacidade produtiva de uma empresa, durante um determinado período de tempo. As principais são:
Contratação e demissão de funcionários: são os casos típicos dos empregados temporários do comércio varejista, ou das vagas sazonais, como os cortadores de cana-de-açúcar que dependem da época da safra da cana.
Horas extras ou novos turnos, e redução da jornada ou de turnos de trabalho: esta é uma alternativa muito comum nas indústrias, ou seja, se a demanda aumentar, os empregados trabalham em regime de horas extras ou criam-se novos turnos de produção. Já a redução da jornada, ou concessão de férias coletivas, serve como uma alternativa de acomodar o pessoal em período de demandas baixas, evitando- se assim, as demissões em massa.
Estocagem: em período de baixa demanda, produzem-se maiores quantidades para serem utilizadas em períodos onde as vendas aumentam.
Também é uma alternativa muito utilizada nas indústrias, a fim de suavizar as oscilações na demanda.
Subcontração: subcontratar significa encomendar a outra empresa que faça parte da sua produção. Em outras palavras, subcontratar é terceirizar parte da sua produção para outras empresas
A subcontratação geralmente ocorre quando a capacidade produtiva da empresa já está comprometida, ou quando os custos forem mais baixos As políticas alternativas para influenciar a demanda são:
Publicidade e propaganda: buscam aumentar a demanda em períodos de baixa procura ou deslocá-la de períodos de alta, onde não pode ser totalmente atendida, para períodos de baixa, onde