Escola da vida
O filme acontece em uma escola onde os professores ainda utilizam metodologias e técnicas que não despertam o interesse e envolvimento dos alunos no processo. E A chegada de Michael D’Angelo (Ryan Reynolds), conhecido como Sr. D para substituir o professor de História Stormin Norman (John Astin), eleito o professor do ano por 43 temporadas, abala o sistema pedagógico da tradicional escola
Sua conduta desperta a veneração dos alunos que estavam acostumados com aulas meramente expositivas. Também obtém o respeito e a admiração dos colegas de trabalho que o consideram como modelo. Exceto Matt Warner (David Paymer), que ministra as aulas de Biologia e almeja receber o titulo tão cobiçado por todos, sentindo-se ameaçado passa a competir obsessivamente com o popular.
O Sr. Matt após a morte de seu pai queria conquistar a posição que antes o seu pai tinha de receber o troféu como o professor do ano. Ao chegar à escola, Matt tenta agradar seus alunos, mas suas metodologias ainda estão presas com o tradicional, não cria nada novo para alcançar o seu objetivo.
Já o Sr. D a cada dia aplicava algo de novo na vida de seus alunos, sua sala de aula não era um lugar onde somente o professor falava, mas era um lugar de construção do conhecimento em que tanto professor como aluno participavam. Este professor vivia cada momento intensamente.
O Sr. Matt se sentindo ameaçado segue o Sr. D a procura de achar algo que possa projudica-lo, mas encontra a realidade de uma pessoa realmente incrível que se preocupa realmente com as pessoas, uma pessoa que tem um câncer pulmonar, e que so quer passar o melhor dele para todos.
Após o Sr. Matt descobrir se sensibiliza, e usa como exemplo, para se tornar uma pessoa melhor e alcançar suas metas como professor, resolve mudar seus métodos, passou a se relacionar melhor com seus alunos, criou um espaço na sala de aula de compreensão onde todos participavam do processo, usou o que os alunos gostavam.
No fim