Atividade 14
1. Caracterize e enfatize a diferença entre os conceitos de déficit público nominal e déficit público primário.
O déficit público nominal representa o conceito de Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) que é uma medida simples e rápida que o Banco Central tem para avaliar o déficit público pelas mudanças da dívida pública. A ideia de nominal está relacionada quando há valores correntes e não se está descontando o efeito da inflação, ou seja, trata-se da diferença entre o que o governo arrecada e gasta, incluindo o que pagou de juros das dívidas contraídas.
Em contrapartida o déficit público primário acontece quando a receita orçamentária é menor que as despesas não financeiras, ou seja, é a diferença entre arrecadação e gastos do governo, excetuando-se os juros da dívida interna pública.
2. Como o superávit primário ajuda na sustentabilidade da dívida pública?
O superávit primário acontece quando a receita orçamentária é maior que as despesas não financeiras, assim, além de ajudar a política monetária no esforço de contenção da demanda, reforça a confiança na sustentabilidade da dívida, ou seja, na capacidade de pagamento do setor público, pois o superávit aponta a condição do governo de gerar caixa para honrar compromissos com pelo menos parte dos juros das dívidas, garantindo maior confiabilidade e credibilidade conseguindo empréstimos para gerar crescimento.
3. Formas alternativas de financiar o déficit público são o aumento da dívida líquida do governo ou a diminuição da base monetária. (Falso, verdadeiro ou incerto? Justifique a resposta)
Falso. O déficit público ocorre quando a diferença entre a despesa orçamentária e a receita orçamentária for positiva, desta forma, o déficit público de um dado ano aumenta a dívida pública desse mesmo ano, contudo, o déficit público pode também ser financiado por aumento da oferta monetária e não pela sua diminuição, pois para financiar este déficit o