Atividade 13
Questão 1 – Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?
Para Habemas, no mundo tecnicizado a esfera da interação passa a ser submissa à espera do trabalho`, perdendo sua forma e autonomia. A consequência disso para a política é que a mesma deixa de ser vista como relacionada a discussão e debate da vida prática e passa a ser um campo de mera administração de questões de natureza técnica, caracterizando um processo de despolitização do mundo contemporâneo.
Questão 2 – Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?
Habemas em sua proposta não critica a racionalização instrumental, contudo ele atenta para a necessidade de “descomprimir” a esfera da interação de dentro da esfera do trabalho, deixando essa de ficar aprisionada pela lógica da racionalidade técnica. O autor defende que devemos ampliar o sentido do conceito de racionalização, de modo que o mesmo considere de forma diferenciada e autônoma ambas as esferas do agir humano, o trabalho e a interação, não ficando mais uma submissa a outra.
Questão 3 – O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?
Segundo Arendt, a crise de autoridade é o patamar final da crise da religião e da tradição que vêm acontecendo desde o século XVII com o renascentismo e as críticas às crenças religiosas. Com a desestabilização desses elementos nos quais se baseiam a civilização ocidental, e a tendência à liberdade e a pensar livremente, instaurou-se na época moderna um período de dúvidas e constantes questionamentos. Dentre todos esses elementos a autoridade foi a que se mostrou mais estável, contudo com sua perda, a dúvida geral da época moderna invadiu também o domínio político, que passou a assumir uma expressão mais radical, e o que fora preocupação apenas de poucos agora torna-se uma preocupação geral. É no vazio aberto pela crise de