EDUCA O F SICA ESCOLAR
CONSCIENTIZAÇÃO – INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE CLASSES E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Termo conscientização. Para Paulo Freire ``conscientização é entendida como consciência de e ação sobre a realidade e não como tomada de consciência – A conscientização realiza-se na práxis, não na teoria´´. Na conscientização o sujeito torna-se capaz de perceber criticamente a unidade dialética entre ele e o objeto.
O ser humano existe no mundo, mas para existir com o mundo ele deve: participar, alterar, contribuir, analisar, interferir – transformar o mundo.
Então, a consciência da realidade e da ação sobre a realidade constituem, conjuntamente, o ato transformador.
Inevitavelmente, afirmando que vivemos em uma sociedade de classes, onde o movimento social é caracterizado pela luta entre as classes buscando seus interesses. A classe dominante impõe suas idéias na tentativa de manter o seu ``status´´, enquanto a classe dominada luta por sua sobrevivência.
Afirmam-nas principalmente, através da Educação.
A escola é sem dúvida a instituição social mais importante no que se refere a implementação de mudanças de comportamento dos indivíduos. Educação escolar, buscando revelar as contradições do sistema social.
A Educação Física inserida do contexto escolar, é sobretudo Educação.
Educação Física, ``como ato educativo, está voltada para a formação do homem tanto em sua dimensão pessoal como social´´.
A História da Educação Física no Brasil, está ligada a representação de diversos papéis determinados pelos interesses da classe dominante. A Educação Física no Brasil se mostra como uma área em plena produção de conhecimentos.
Homem, esse é visto como uma unidade, numa preocupação com o ser-humano.
Educação Física Escolar não pode estar voltada, como o é até hoje, apenas ao conteúdo, já que esse é essencialmente o movimento, mas sim, na maneira pela qual esse conteúdo é transmitido, trabalhado pelo professor.