Atividade 1
A história de uma caneta
Olhe esta caneta, perceba que para sua fabricação foi necessario milhares de pessoas envolvidas para compor todos seus elementos.
A caneta é composta por peças de plástico e metal, que passam por diferentes máquinas. O tubo que armazena a tinta é feito de polipropileno um tipo de plástico resistente a substâncias químicas.
Como o polipropileno é sensível ao calor, passa por um equipamento que o aquece e o molda até deixá-lo com formato de tubo. Depois, vai para outra máquina que injeta a tinta, a preta feita de partículas do negro de carbono, em canetas vermelhas, utiliza-se a eosina e nas canetas azuis, é comum usar pigmentos como trifenilmetano ou azul-ftalo que possui cobre em sua composição.
O corpo da caneta que é o tubo maior também é feito de plástico resistente, e as as tampas são fabricadas com poliestireno, outro tipo de plástico flexível. Os materiais passam por processos semelhantes ao do tubinho: são aquecidos e moldados até ficarem com a forma desejada.
Temos também a esfera que é a bolinha pequena que fica na ponta de metal, que passa por uma máquina para ficar redonda, quedepois de pronta, é colocada dentro da pontinha da caneta, de maneira que consiga se mover sem escapar do buraquinho e sem tampá-lo.
Por causa da esfera a caneta leva o nome de esferográfica. Ao escrevermos, a bolinha gira, transferindo a tinta do tubinho para o papel. Assim, se cair e bater a ponta no chão, pode parar de funcionar.
Após serem finalizadas, todas as peças vão para um equipamento que monta a caneta.
Literalmente milhares de pessoas de culturas diferentes cooperaram para que uma unica caneta seja fabricada.
Atividade 2
Efeitos positivos da globalização:
Produz novos mercados consumidores
Integra mercados
Aumentou o interesse das pessoas pela culturas, economia e política
Permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país.
Garante a troca de informações com o mundo, permitindo as culturas evoluirem.