chile peru brasil
No fim do século XVIII surge na Inglaterra máquina a vapor, marcando o iniciu da "Revolução Industrial". E com essa industrialização surge uma nova classe social: a classe operária, e ai surgem os superpovoados em tormo dos centros industriais, a miséria, a axploração... Com essa nova classe aparece a emergência da profissão.
No periodo em que o Serviço Social se profissionaliza se vincula com o Estado ou ingressa diretamente na universidade, duas incíclicas papais tiveram um papel sumamente importante. Referimo-nos ás encíclico Rerum Novarum, divulgada por leão XIII a 15 de maio de 1891, e Quadragesima Anno, divulgada por Pio XI a 15 de maio de 1931. 1-CHILE.
A política reformista de Alessandri era incômoda, ele foi derrubado por uma junta militar em setembro de 1924, meses depois da derrubada, os alessandristas e setores da juventude militar substituía o general Luis Altamiramo pelo mesmo Arturo Alessandri que, então, se colocou a aprovação de uma nova carta constitucional, que finalmente sancionada em setembro de 1925. A instabilidade que reinava no Chile impediu que esta Constituição entrasse em vigência.
Toda década de vinte foi marcada como um período de severa crise institucional e com frequentes protestos. Um único dado pode servi como referencial do impacto da crise: a produção de salitre, produto fundamental da exportação Chilena, foi, em 1920, de mais de três milhões de toneladas, em 1933, caiu a pouco mais de quatrocentas mil toneladas.
Mesmo com retorno de Alessandri, a intensidade da luta de classes não cessaram, assim como o ascenso das forças sicialistas no país.
Um fator principal para a profissionalização so Serviço Social no Chile está no papel da classe operária, e outros setores populares. Esta institucionalização gerou uma legislação que obrigava o Estado, á busca de respostas aos angustiantes problemas de previdência social, habitação, condições de trabalho, saúde pública, salarios etc. Todas as