Copa américa
Copa América
Dados gerais
Organização CONMEBOL
Edições 43 (14 no estilo de Copa) Veja
Outros nomes Taça América
Local de disputa América do Sul
Número de equipes 12
Sistema Fase Grupo e Mata-Mata
[Expandir]Dados históricos
[Expandir]Ascensão e descenso Edição atual editar A Copa América ou Taça América é a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol, CONMEBOL.
As nações que normalmente participam são Argentina, Bolívia, Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Desde 1993, duas seleções de outras Federações são convidadas para participar em cada edição, tais como México, Costa Rica, Honduras, Estados Unidos e até mesmo o Japão.
Índice [esconder]
1 História
1.1 Resultados do Campeonato Sul-Americano
1.2 Resultados da Copa América
1.3 Sedes
1.4 Mascotes
1.5 Títulos por país
2 Estatísticas gerais
2.1 Goleadores
2.2 Artilharia por edição
2.3 Recordistas em partidas
3 Números e fatos relativos
4 Ver também
5 Ligações externas
[editar]História
Seleção uruguaia, campeã de 1917
A Copa América é a mais antiga competição entre seleções de futebol do mundo a ser ainda disputada. Foi jogada pela primeira vez entre 2 de julho e 17 de julho de 1916, como parte das comemorações do centenário da independência da Argentina. Além do país anfitrião, participaram também o Chile, o Uruguai e o Brasil. A primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Seleções, como o torneio era chamado, terminou com o triunfo do Uruguai, depois de um empate em 0 a 0 com a Argentina no jogo decisivo, disputado no estádio do Racing Club de Avellaneda.
Seleção Brasileira, campeã de 1919
O Uruguai venceu as duas edições iniciais da Copa América: a primeira em 1916, em Buenos Aires, e a segunda em 1917, em Montevidéu.
Com o sucesso do torneio, um membro da federação uruguaia, Héctor Rivadavia Gómez, propôs