Atividade 1
Político: alterações nas regras eleitorais, governo nas mãos de militares iniciando com Prudente de Moraes a fase Oligarquica, teve a criação da Nova Constituição e Coronelismo.
2- Instaurou o Estado Novo, determinou o fechamento do Congresso, outorgou a nova Constituição que lhe conferiu o controle dos poderes legislativo e judiciário. Aprovação da lei de sindicalização, jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas e carteira de trabalho, INSS, fundação da justiça do trabalho, instituição do salário mínimo, criação da Petrobrás, Vale do Rio Doce, BNDE, código eleitoral (direito à voto as mulheres, voto secreto, criação da justiça eleitoral).
3- Ideia de avançar 50 anos de progresso em cinco anos de realizações com a implantação do plano de metas que consistia em um conjunto de 30 objetivos abrangendo os setores de energia, transporte, industria de base, alimentação e educação, sendo Brasília um objetivo à parte. JK não conseguiu cumprir todas as promessas, mas fez obras marcantes para o desenvolvimento do país, porém, por falta de investimento da iniciativa privada nessas obras, ocorreu uma desordem nas finanças públicas, o que contribuiu para a crise.
As principais medidas foram:
- Ao nível Energético: Expansão na obtenção e distribuição de energia elétrica e carbonífera; criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear; produção e refino de petróleo.
- Ao nível de transportes: Reativar estradas de ferro, estradas de rodagem, portos, marinha mercante e aviação.
- Ao nível do industrial: Desenvolver a indústria automotiva, construção naval, metais, celulose, borracha entre outros.
- Ao nível de alimentação: Desenvolver o plantio do trigo, armazenagens (silos), frigoríficos, tecnologia no campo e