morfometrica
1: Delimitação de bacia hidrográfica
2: Cálculo de área de bacia hidrográfica
3: Medidas gráficas
4: Análise morfométrica
5: Mapas temáticos
Turma
Grupo
Integrantes
Sumário
1 Introdução
Bacia hidrográfica pode ser definida como um conjunto de terras banhadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes, onde toda água precipitada sobre a superfície acaba se deslocando para o rio principal.
Os principais componentes das bacias hidrográficas são os divisores de água, que separam a drenagem entre diferentes bacias; fundos de vales, áreas adjacentes que podem sofrer inundações; sub-bacias, pertencentes a algum afluente do rio principal; nascentes, onde a água subterrânea surge na superfície formando um fio d’água.
As bacias hidrográficas possuem uma organização por ordem de volume, do menor para o maior, das partes mais altas para as partes mais baixas, formando um rio principal que por fim, despeja suas águas no mar.
A delimitação de bacias hidrográficas é feita numa carta topográfica, considerando as linhas de cumeada, também conhecidas como divisores de água. Essas linhas são definidas pelas curvas de nível, nascentes e afluentes do rio principal. Essa linha então divide as precipitações que caem e que, por escoamento superficial, contribuem para a vazão que passa na seção de controle. Durante a delimitação da bacia hidrográfica, também se deve verificar se o divisor de água: não corta algum curso d’água; se passa igualmente afastados entre duas curvas de mesmo nível; se corta as curvas de nível o mais perpendicular possível. É importante também o conhecimento de que os pontos mais altos geralmente fazem parte do divisor de água. Área de uma bacia é área plana (projeção horizontal) inclusa entre seus divisores topográficos. É o elemento básico para o cálculo das outras características físicas, sendo geralmente expressa em km2. Neste