Atividade 1 seguran a na constru o civil
É a falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber. Imperícia é quando alguém que deveria ter domínio sobre uma determinada técnica não a domina. Refere-se à ausência de conhecimentos básicos, habilidades e ignorância sobre determinados assuntos relacionados a profissão.
Exemplo: especificar EPI inadequado para uma dada situação, por não conhecer os procedimentos de segurança corretos
Imprudência
Algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo. Imprudente é aquele que não toma os cuidados normais que qualquer pessoa tomaria.
Exemplo: Mesmo observando uma situação de risco potencial, porém não coberta por procedimento específico de mitigação, permitir o andamento do serviço sem adotar medidas para evitar a situação observada. Por exemplo, ao observar que um caminhão que esteja entrando na obra está com freios fazendo barulhos anormais, não solicitar a verificação da causa do barulho, cuja falha na sequencia venha a causar danos físicos a pessoas ou bens
Negligência
A negligência implica em omissão ou falta de observação do dever. É quando aquele que deveria tomar conta para que uma situação não acontecesse, não presta a atenção requerida e deixa acontecer.
Exemplo: Não exigir dos empregados a utilização de Equipamentos de Proteção Individual.
2) A CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma equipe formada por representantes dos empregados e do empregador. Por não ser uma equipe especializada como o SESMT, os integrantes devem buscar conhecimento avançado sobre segurança no trabalho. A CIPA é dimensionada de acordo com o número de funcionários e grupo de atividade econômica a qual se enquadra a empresa. Em termos de construção civil, a NR 18 nos fornece parâmetros de dimensionamento da CIPA para os canteiros de obras.
18.33.1 A empresa que possuir na mesma cidade