Ativ
A Agenda 21 é um documento que foi feito durante a ECO92, no Rio de Janeiro. Nele consta propostas que visam à conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
O principal desafio para obter um ambiente sustentável é a mudança de hábito em pequenas coisas do nosso dia a dia que farão uma grande diferença futuramente, como evitar banhos longos, não deixar luzes acesas sem necessidade, usar água sem desperdiçá-la (por exemplo, lavar o carro com balde de água em vez da mangueira) e até mesmo reduzir a quantidade de lixo e separá-lo corretamente. Além disso, é importante repassar essas atitudes para vizinhos, colegas e familiares.
De todo o lixo produzido no Brasil, apenas 3% é reciclado, enquanto o restante é lançado em aterros sanitários e por lá ficam, provocando um odor desagradável e produzindo chorume (líquido composto por matéria orgânica em decomposição, principalmente restos de comida), portanto, não se deve jogar alimentos no lixo. Atualmente, com as novas tecnologias, esse chorume está sendo filtrado e transformado em água limpa, diminuindo o impacto no ambiente.
Como se sabe, o ar que respiramos hoje é extremamente poluído e uma parte dessa poluição é tóxica e nociva para os seres humanos. Portanto, deve-se evitar que mais combustíveis fósseis sejam expelidos na atmosfera. Se o indivíduo possuir carro, que o deixe em casa pelo menos uma vez por semana e use o ônibus. Ele pode inclusive andar de bicicleta, que além de não lançar toxinas no ambiente, é um ótimo exercício físico.
Além destas ações pessoais, é conveniente ajudar a comunidade, como o plantio em terrenos baldios e não jogar lixo nesses terrenos em hipótese alguma, pois isto polui e enfeia o local, podendo também entupir bueiros, caso chova.
Com todas as