ativ - Especialização de gestão Pública
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA
UNIDADE
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA - 2015
PROFESSOR
MARCO ANTÔNIO NEIVA KOSLOSKY
POLO
Tubarão
VERA LUCIA WATERKEMPER
ALUNO
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA - AO2
FICHA DE QUALIFICAÇÃO DE INDICADORES
(pesquisar em http://www.ripsa.org.br)
- - - Exemplo de Preenchimento - - -
INDICADOR Exemplo: Proporção de Pobres
Conceituação
Percentual da população residente com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Interpretação
Expressa a proporção da população geral considerada em estado de pobreza, de acordo com a renda familiar mensal per capita.
Usos
Dimensionar o contingente de pessoas em condições precárias de sobrevivência. Analisar variações geográficas e temporais da proporção de pobres, identificando situações que podem demandar avaliação mais aprofundada. Contribuir para a análise da situação socioeconômica da população, identificando estratos que requerem maior atenção de políticas públicas de saúde, educação e proteção social, entre outras.
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de distribuição de renda
Limitações
A informação está baseada na “semana anual de referência” em que foi realizada a pesquisa, refletindo apenas a renda informada naquele período. A fonte usualmente utilizada para construir o indicador (Pnad) não cobre a zona rural da região Norte (exceto em Tocantins) e não permite desagregações dos dados por município.
Séries históricas defrontam-se com eventuais mudanças do poder aquisitivo do salário mínimo. As comparações intertemporais devem ser feitas com valores corrigidos, com relação a um salário mínimo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL