Ativ 3
Curso: Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis
Disciplina: Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades
Professor/a da turma: Mirlaine Rotoly de Freitas Atividade 3.2 – Importância do respeito à diversidade
Adrienne Alvarenga
De acordo com Mirlaine Freitas, desde os primórdios da humanidade, a cerca de 4,5 bilhões de anos, estamos em um processo evolutivo e de degradação ambiental. O “homem” retirava da natureza o que precisava madeira e animais, aprendeu a fazer o fogo, a caçar, a utilizar peles de animais para vestir, inventou a roda, construiu cabana.
Hoje, em um mundo globalizado no qual a informação está a um milésimo de segundo de cada um de nós, pois nos comunicamos muito rapidamente, sempre estamos em busca do novo, a tecnologia invadiu nosso “território”. Nos tornamos consumistas em excesso, uma realidade bem diferente da vivida por nossos bisavôs, avós e pais.
Tratando de consumismo, pensamos logo no meio ambiente. A roupa de “domingo”, que nossos pais tinham... Agora temos a de domingo, a de ir à balada de sábado, na festa daquele grande amigo na sexta, a de frequentar as aulas. Isso serve para o conjunto completo, roupas, calçados e acessórios, sem falar dos celulares, tablets, mp3, entre outros equipamentos que se tornaram presentes em nosso cotidiano.
A essa altura do campeonato como estará a natureza, exuberante ou dando indícios de fragilidade devido ao nosso modelo de consumo? A partir disso devemos rever nossos conceitos e agirmos de forma sustentável. Como por exemplo, reduzir o consumo de água e energia, a geração dos resíduos e a produção em massa. Segundo as professoras Icleia e Suzete, esse modo novo de vida nos faz buscar informações dentro de nós mesmos, pensando em quem foram nossos antepassados, como viviam, quais eram seus modos de vida e seus sonhos, para que possamos nos entender como indivíduos integrantes de uma sociedade, seja a nossa casa, a nossa escola, ou a cidade onde