Atido jr
2.1 Contribuição de Catherine Beecher.
Em 1828 Catherine E. Beecher fundou o "Hartford Female Seminary" em Connectticut. A escola logo se converteu na mais famosa instituição feminina de educação superior para mulheres nos Estados Unidos e sua fundadora a principal líder no movimento de educação feminina. A idéia de Miss Beecher era de que a educação física e a moral tinham igual importância que a intelectual. Foi a primeira a ensinar ciências domésticas e a escrever um livro sobre o assunto. Em 1832 abriu nova escola em Cincinnatti, Ohio. Nestas duas escolas desenvolveu um sistema de calistenia para meninas. Os exercícios consistiam em simples movimentos acompanhados de música. Quando o interesse pela educação física em geral voltou, Miss Beecher, escreveu seu livro "Psicologia e Calistenia", onde aconselhava o uso destas duas matérias na escola.
2.2 Contribuição do Dr. Dio Lewis – Suas Teorias.
O Dr. Lewis era professor, doutor em medicina, editor da "Homopalhist", membro da "Sons of Temperance". Propôs-se dedicar seu trabalho ao melhoramento físico dos americanos por meio de um novo sistema de ginástica. Não se referia aos fortes e saudáveis jovens que se dedicavam ao baseball ou a outros jogos atléticos. Seu sistema era dedicado ao "homem gordo, ao homem fraco ou enfermiço, aos jovens e às mulheres de todas as idades – as classes que mais necessitavam de treinamento físico".
Na havia ninguém, nem nenhum sistema que tivesse contemplado estes. O termo calistenia é usado mais freqüentemente para designar seu sistema que o de ginástica.
O Dr. Lewis atacou vigorosamente a crença popular de que uma grande força era a essência do bem-estar e de que a ginástica era exclusivamente para ginastas. Combateu a idéia de que o jogo livre e sem supervisão das crianças era suficiente para desenvolver convenientemente as formas do corpo. Lutou contra o treinamento militar, pois afirmava que o mesmo desenvolvia só a parte superior do corpo,