Athayde
Salvador
2011
Layana Rodrigues
ARTIGO SOBRE A JUSTIÇA NO ÂMBITO JURIDICO
No presente artigo procura-se promover uma reflexão sobre a questão do acesso à justiça no campo juridico, abordando principalmente as visões de John Rawls e Kant, seus reflexos e contribuições para um maior entendimento e uma possivel solução para a problemática do acesso à justiça.
PALAVRAS-CHAVES: Justiça, Igualdade, Direitos
Salvador
2011
Layana Rodrigues
Introdução A palavra justiça, foi aceita na língua portuguesa a partir do século XIII. O seu significado é de caráter, ou de algo que está em conformidade com o que é direito, com o que é justo. Justiça também expressa uma maneira pessoal de perceber e avaliar aquilo que é direito, que é justo.
Por justiça também podemos entender um princípio moral pelo qual o respeito ao direito é observado. Também é justiça o reconhecimento o reconhecimento do mérito de alguém ou de algo.
A justiça também expressa a conformidade dos fatos com o direito. Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um. Justiça também é o conjunto de órgãos que compõem o Poder Judiciário de um país. Dentro deste Poder são encontradas cada uma das jurisdições encarregadas de distribuir a justiça.
Pela expressão fazer justiça tem-se o significado de aplicar uma pena cominada ou reconhecer uma virtude ou uma qualidade em alguém ou em algo. A palavra justiça vem do latim justitia,ae e expressa o significado de justiça, equidade, leis, exatidão, bondade, benignidade. Do direito romano nos é trazida a fórmula de justiça que se resume no dever de dar a cada um o que é seu, sem qualquer esforço ou sacrifício. Justiça x Direito É necessário despir o direito. Nesse sentido é que se insere a dupla dimensão de uma concepção de justiça, fundamentalmente no que respeita aos pressupostos de uma percepção do que é justo, à medida que se concebe