filme caramuru
Diogo Álvares é um jovem que envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme que é o cartógrafo do rei para ilustrar o documento, mas acaba sendo jogo de uma sedutora senhora chamada Isabele que é uma francesa que só busca riqueza. Isabele rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e uma bela índia, que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
Caramuru: Resenha
Caramuru é um filme bem humorado, que mostra de uma forma divertida e descontraída à época das navegações portuguesas, entretendo os espectadores ao longo do filme.
Diogo Álvares é um jovem pintor que se envolve em uma confusão relacionada com os mapas que Pedro Álvares Cabral usaria em suas viagens. No meio de toda esta confusão, cai no jogo de uma mulher charmosa chamada Isabele que busca nada além de riqueza. Diogo acaba por ser punido com deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Como muitas caravelas que se arriscavam na época em busca de rotas mais rápidas, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo sobrevive e chega à costa brasileira e o que parecia catástrofe se torna uma história de amor entre um português e uma índia, chamada Paraguaçu. O choque cultural que vive o protagonista é vidente especialmente devido à sua reação quando Moema, a irmã de Paraguaçu, o tenta agarrar. Choque cultural semelhante ao de Diogo, é o vivido por Paraguaçu, quando esta não entende o motivo de