Aterros sanitários e chorume
-Um aterro sanitário é uma instalação utilizada para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo da superfície natural.
-há um controle sistemático do chorume e dos gases produzidos.
*Chorume: é o líquido formado pelo lixo e pelas águas das chuvas que se infiltram no aterro. O chorume é um potencial poluidor de lençóis freáticos e requer tratamento.
*Gases Produzidos : Metano e Propano , que são formados na fermentação do lixo orgânico.
-A mistura desses gases é chamada de biogás
-O biogás é queimado para evitar o seu acúmulo , afastando os riscos de explosões.
*Em um aterro devidamente construído, há uma primeira camada que constitui uma barreira geológica, com mais ou menos um metro de espessura.
-Uma segunda camada é constituída por um forro de impermeabilização de geotêxtil e geomembrana
-Estas duas camadas garantem quase plenamente a impermeabilização, evitando a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos.
-Por fim, há uma camada de drenagem do líquido percolado (chorume).
*Após o esgotamento do aterro, faz-se a selagem utilizando argila ou um forro artificial impermeável.
-A área pode ser reflorestada e pode servir para campos de jogos, jardins públicos, entre outros, uma vez que esta área fica interditada à construção.
Trabalho escrito
Os aterros sanitários apresentam em geral a seguinte configuração: setor de preparação, setor de execução e setor concluído. Alguns aterros desenvolvem esses setores concomitante em várias áreas, outros de menor porte desenvolvem cada setor de cada vez.
Na preparação da área são realizados, basicamente, a impermeabilização e o nivelamento do terreno, as obras de drenagem para captação do chorume (ou percolado) para conduzí-lo ao tratamento, além das vias de circulação. As áreas limítrofes do aterro devem apresentar uma cerca viva para evitar ou diminuir a proliferação de odores e a