Tratamento de chorume em aterro sanitario
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
TRATAMENTO DE CHORUME EM ATERRO SANITÁRIO
CURSO: Engenharia Civil TURMA: ENC4BN - RJA
PROFESSOR: Pedro Gasparini Barbosa Heller
Carlos Gastron da Rocha Júnior; Fernando Henrique Amaral Moreira;
Joelma Natália Peixoto; Márcio Jose Moreira Silva;
-------------------------------------------------
Resumo – Este documento apresenta o tratamento de chorume pelo método de recirculação; as vantagens em relação a outros métodos de tratamento; o dimensionamento, os materiais e/ou equipamentos utilizados e a forma de construção do sistema específico, além de analisar os outros métodos buscando entender de forma sucinta as diferenças entre cada um e as principais características.
Palavras-chave: chorume; tratamento de resíduos; aterros sanitários; tratamento de aterros sanitários.
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de tratamento de resíduos vem crescendo a cada ano. O que gera a busca de novas alternativas e tecnologias para tratamento destes resíduos em aterros sanitários. O maior poluente gerado em um aterro refere-se ao chorume, líquido de composição bastante variável que adquiri características poluentes devido ao seu contato com uma massa de resíduo sólido em decomposição.
Buscando entender o funcionamento de um aterro sanitário, mais especificamente, o saneamento de um aterro foi dada ênfase ao tratamento de chorume em aterros sanitários, com o objetivo de se analisar todo o processo e as possibilidades de tratamento para o resíduo específico.
Nas lagoas de tratamento deste tipo de resíduo, as técnicas que se aplicam assemelham-se com as utilizadas no tratamento de esgotos: lagoas anaeróbias, facultativas, reatores, digestores, etc. Para aterros sanitários, utilizam-se com mais frequência: lagoas anaeróbias e facultativas, onde a remoção da carga orgânica do chorume ocorre pela ação das bactérias. Após o tempo em que fica retido na lagoa (tempo de detenção) o líquido