relatorio Aterro de Maracanaú
CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:
ATERRO SANITÁRIO DE MARACANAÚ
ALUNO(A):
MARACANAÚ- CE
7 DE DEZEMBRO DE 2013
Introdução
É de conhecimento de todos que tudo o que é consumido pelo ser humano gera resíduos, mas é importante saber para onde vai e o que é feito desses resíduos. No Brasil ainda lidamos com a realidade dos lixões e até de aterros controlados, porém a melhor maneira de se tratar o lixo é com o uso de aterros sanitários.
Durante a visita técnica feita ao Aterro Sanitário de Maracanaú, no dia 7 de dezembro de 2013, pela turma de meio ambiente da escola técnica de Maracanaú, pode-se entender melhor como se dá o funcionamento de um aterro sanitário e visualizar a realidade do tratamento de lixo na cidade de Maracanaú. A turma tomou conhecimento das fases pela qual os resíduos desta e de outras cidades passam, desde a coleta e separação do lixo até o tratamento do chorume e dos gases liberados durante a putrefação da matéria orgânica.
Foi perceptível a presença de problemas com a localização do aterro, devido sua proximidade a residências, pontos de distribuição de energia e também à barragem de um rio, a probabilidade de acidentes ambientais e o prejuízo a saúde publica tornam-se nesse caso risco muito alto.
Aterro Sanitário
Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, construções econsiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.
É importante destacar que existe uma diferença básica entre o aterro sanitário e o aterro controlado, num aterro controlado são adotadas medidas para tentar reduzir os impactos ao meio ambiente e à saúde, contudo abstrai-se da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogás. Este tipo de aterro normalmente é usado nas cidades de pequeno