aterro
COMPACTAÇÃO DOS SOLOS q INTRODUÇÃO
Compactação → procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através esforços externos gerados por meios mecânicos.
Objetivo → melhoria e estabilidade de propriedades mecânicas dos solos: –
–
–
–
redução da compressibilidade; aumento de resistência; redução da variação volumétrica por umedecimento e secagem; redução na permeabilidade
Emprego
–
–
–
–
–
construção de aterros; construção de camadas constitutivas de pavimentos; construção de barragens de terra; preenchimento com solo entre maciço e estruturas de arrimo; reenchimentos de cavas de fundações e de tubulações enterradas.
Técnica básica
–
lançamento de material de empréstimo (oriundo de jazida) ou do próprio local (reenchimentos);
– passagem de equipamentos que transmitam ao solo a energia de compactação ⇒ carga móvel (amassamento, impacto ou vibração) ou estática. O tipo de obra e o solo utilizados → processo de compactação a ser empregado, a umidade do solo na ocasião e a densidade a ser atingida.
Princípios fundamentais na compactação dos solos
Eng. americano Ralph Proctor (1933) → estabeleceu os princípios básicos da técnica e controle de compactação : “... a densidade que um solo atinge quando compactado sob uma dada energia de compactação depende da umidade do solo no momento da compactação”.
– Relações entre γd x w x S
A relação entre o peso específico aparente seco (γd), o teor de umidade
(w) e o grau de saturação (S) para um solo com densidade dos grãos
(G) é representadas no gráfico de compactação.
COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
γd =
γd =
γs ⋅ γw
( γw + w ⋅ γs)
γs ⋅ S ⋅ γw
(S ⋅ γw + w ⋅ γs)
– Curvas de compactação
Pares γd x w no gráfico de compactação obtidos ao se realizar a compactação do solo por uma mesma energia de compactação
para