sistema imunológico e linfatico
Nosso ambiente está repleto de agentes infecciosos como vírus, bactérias, fungos, protozoários, etc. o sistema imunológico trabalha combatendo estes invasores. O organismo possui vários tipos de barreiras contra os invasores. O tipo de resposta imune do organismo vai depender do patógeno e do local da infecção.
Barreiras externas
É o conjunto de barreiras físicas e bioquímicas que impedem que os micro-organismos provoquem uma infecção. São também chamadas de mecanismos de defesa não específicos, pois defendem o organismo de qualquer tipo de invasor.
Pele
A principal barreira contra os micro-organismos é a pele devido a sua constituição de queratina, que impede a entrada deles.
Muco
O muco reveste as mucosas e normalmente os invasores ficam aderidos nele.
Cílios
Os cílios “varrem” os micro-organismos para fora do órgão.
Saliva, lágrimas e enzimas.
As enzimas contidas na saliva e na lágrima possuem ação bactericida. Algumas enzimas possuem o pH muito ácido, que impede a proliferação de micro-organismos na região, como é o caso do estômago e da vagina.
Comensais
No intestino e na vagina há numerosos micro-organismos da flora normal que impedem a proliferação de micro-organismos externos, competindo por comida e espaço.
A resposta imune
Para produzir a defesa, o organismo precisa primeiramente reconhecer o patógeno ou qualquer que seja este invasor.
Existem dois tipos de resposta imune: inata e adaptativa. A resposta imune adaptativa é muito mais eficiente, pois ela é mais específica.
Resposta imune inata
Quando um micro-organismo invade o organismo, um grupo de células fagocitárias vai tentar destruí-los através da fagocitose. Estas células são um grupo de leucócitos: monócitos, macrófagos e neutrófilos. Este tipo de reconhecimento é inespecífico, pois as células fagocitam vários tipos de micro-organismos e compreendem a primeira linha de defesa.
Resposta imune adaptativa
A resposta imune adaptativa é específica e conta com os