aterro
Aterro sanitário de foz do Iguaçu
O aterro sanitário de foz do Iguaçu é localizado na Rua Ângela, parque porto belo.
O aterro mede em torno de 400 mil metros quadrados, com vinte funcionários atuando lá dentro. As coletas de lixo são feitas de maneira que posam atender a população, em media são coletadas 250 toneladas de lixo comum e 200 a 300 toneladas de lixo civil.
O aterro também conta com uma equipe de vigilantes que trabalham armados, pois é proibida a entrada de pessoas sem autorização, pois se trata de um lugar altamente perigoso a saúde. Quando é feita as coletas ou particulares trazem lixo cível é feito uma pesagem logo na entrada é feito a fiscalização a te a chegada do ultimo caminhão de coleta, mas lá dentro do aterro as maquinas trabalham 24 horas por dia para poder atender toda a demanda.
A empresa que faz a coleta publica de lixo atualmente é a vital e que tem contrato por mais 15 anos. O aterro tem uma data estimada de vida que segue até 2023.
Algumas das regras para poder ser um aterro sanitário são manter certa distancia dos rios e lagos que na media é de 10 quilômetros para que não aja contaminação pelo chorume, manter a cortina verde com arvores nativa e fazer o tratamento do chorume embora seja muito difícil, pois o mesmo é 101 % mais poluidor que o esgoto.
Quando o lixo chega até o aterro ele é colocado até certa medida, contendo uma manta protetora que protege o solo sem essas mantas o chorume pode agredir o sole e os lençóis freáticos. Depois do lixo de acumulados na medida correta é posto terra por cima e planta se grama e é feito uma espécie de chaminé para que os gases possam sair.
A decomposição do lixo transforma em uma agua chamada chorume que o mesmo é armazenado em buracos chamados lagoas protegidas por mantas e de lá evapora.
Os resíduos como galhos, folhas e alimentos do SEASA são decompostos em uma parte separada do lixo comum onde esses resíduos viram adubo