Aterro sanitario
Paulo: Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas.
Lixão
Fernanda: Os depósitos de lixo a céu aberto, popularmente conhecido lixões, são áreas geralmente localizadas nas periferias pobres das cidades. Os caminhões de lixo depositam o seu conteúdo nestes locais sem o menor cuidado, muitas vezes a beira de rios, lagoas ou do mar. No Lixão ou Vazadouro não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos. Nesses casos, resíduos domiciliares e comerciais são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. Isabela M: Em torno de 90% do lixo em todo o país são jogados ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas: junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento. Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber.
ALGUMAS SOLUÇÕES Jeferson: Há algumas opções, melhores que o lixão: bons projetos de reciclagem diminuem a quantidade de lixo, porque garrafas PET, vidros, e etc passam a ser reutilizados, criando-se com eles novas garrafas, móveis. João Otavio: O aterro sanitário é uma solução melhor: é um