Alegoria da caverna nos dias de hoje
A alegoria da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo Platão para explicar a ideia de realidade, conhecimento e outras questões sociológicas. Nela Platão conta a história de homens que viviam em uma caverna escura e por isso acreditavam que apenas o que conheciam era real. Esses homens conheciam os animais, as plantas e objetos apenas pelas suas sombras que eram projetadas na parede da caverna, Certa vez um dos homens conseguiu escapar e fica encantado com a realidade, percebendo que foi iludido completamente pelos seus sentidos dentro da caverna. Agora ele estava diante das coisas em si, e não suas sombras. Diante das coisas que ele consegue ver no mundo externo o homem resolve contar para o companheiro o que havia visto e obviamente o homem não acreditou, e preferiu continuar na caverna, vendo e acreditando que o mundo é feito de sombras.
Entendendo o intuito da metáfora, vamos agora procurar entender como a história se encaixa nos dias de hoje.
Podemos analisar atualmente a alienação das pessoas em relação a imposição das grandes tecnologias e a mídia em uma forma geral. Existem definições sobre quase tudo e todos e somos levados a acreditar que bem é estarmos por dentro do que as grandes empresas de mídia e tecnologia impõe sobre a sociedade. Somos a todo momento forçados a ter como verdade o que se é colocado em xeque na televisão, seja em jornais, novelas ou programas. No caso da tecnologia, somos forçados a saber sobre tudo o que as grandes empresas colocam no mercado e o pior, somos manipulados pelas próprias por meio de comerciais, placas, outdors e outros métodos utilizados pelo marketing.
Os seres humanos que tentarem sair da “caverna” terão dificuldade em se adaptar a realidade e serão cada vez mais rejeitados por aqueles que aceitam as imposições da mídia e tecnologia. Logo o ser humano que saí da "caverna" terá um senso crítico sobre as manipulações e outras questões. Já o homem que tentar retornar a “caverna” será