aterro sanitario
Modulo- IV
Etapa- I
DICIPLINAS:
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS: Antonio Brandão e Venina Prates
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: Cesar Ap. da Silva e João Gomes
GESTÃO AMBIENTAL DAS CIDADES: Marcos R. Maioli e Ivonete Ap. dos Santos
Alunos: Rodolfo Rauch Junior Larissa Mirella de Oliveira de Carvalho
Pólo: C.E. Des. Antonio F. F. Da Costa Icaraíma-Pr
Icaraima - 2013
1- Baseado nas características abaixo de um determinado setor de um bairro residencial, defina a melhor rota para coleta de resíduos. Note que todas as ruas são de mão dupla e a coleta deverá ser realizada para os dois lados das ruas ao mesmo tempo. Trace uma linha reta quando o caminhão passar pela rua e realizar a coleta, e quando ele tiver que passar novamente pela mesma e não mais precisar realizar a coleta trace uma linha tracejada. Faça de forma que não precise ficar repassando pelas ruas várias vezes. Lembre-se que ele deve realizar o menor percurso, e ao mesmo tempo, o menor gasto de combustível e o menor tempo.
Resp:
2- A Política Nacional de Resíduos Sólidos não permite mais a existência de lixões a céu aberto e aterros controlados. Explique como os lixões e aterros controlados podem poluir os recursos aquáticos.
Resp: Os lixões e aterros controlados possuem resíduos sólidos de atividades domésticas, hospitalares, industriais e agrícolas. A decomposição do lixo produz um líquido altamente poluído e contaminado denominado chorume, que sem duvida nenhuma é o maior problema ambiental associado à operação e gerenciamento de lixões e aterros controlados, o chorume atinge e polui os recursos aquáticos, mananciais subterrâneos e superficiais (fig 01). “Este líquido contém concentração de material orgânico equivalente a uma escala de 30 a 100 vezes o esgoto sanitário, além de micro-organismos patogênicos e metais pesados” (Benetti e Bidone,