Aterramento
R: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção. Descarregar cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
2 – Quais os principais tipos de aterramento? Dê exemplos:
R: TN-C, TN-S e TT
3 – Explique qual a diferença entre os sistemas de aterramento TN-C, TN-S e TT. Qual é o mais indicado de maneira geral?
R: TN-S = O condutor neutro e o de proteção são distintos.
TT = O condutor neutro e o de proteção são distintos = MAIS INDICADO DE MANEIRA GERAL!
TN-C = O condutor neutro e o de proteção são combinados
4 – Qual a diferença entre terra, neutro e massa?
R: A diferença entre terra e neutro é que, pelo neutro há corrente circulando, e pelo terra, não. Quando houver alguma corrente circulando pelo terra, normalmente ela deverá ser transitória, isto é, desviar uma descarga atmosférica para a terra, por exemplo. O fio terra, por norma, vem identificado pelas letras PE, e deve ser de cor verde e amarela. Ainda que ele está ligado à carcaça do PC. A carcaça do PC, ou de qualquer outro equipamento é o que chamamos de “massa”.
5 – Existe alguma maneira de medir a resistência eletrônica do solo? Explique!
R: Para uma leitura contínua, a sonda deve permanecer conectada ao ohmímetro à medida que é inserida no solo.
Ohm é a unidade usada para medir resistência elétrica.
A resistência elétrica de um objeto é inversamente proporcional à quantidade de corrente que flui através dele quando se aplica uma tensão. Se uma corrente elétrica pode fluir facilmente através de algum objeto (isto é, é um bom condutor), ele possui baixa resistência elétrica.
A água tende a se infiltrar no solo. Isso significa que o solo perto da superfície é mais seco que o solo a alguns centímetros de profundidade. O solo úmido é melhor condutor de eletricidade que o solo seco. Portanto, ele tem uma resistência elétrica mais baixa que a do solo