Atenção o Dividida no Trânsito
LUCIA FERREIRA
PREJUÍZOS CAUSADOS PELA ATENÇÃO DIVIDIDA A MOTORISTAS NO TRAFEGO DE TRÂNSITO URBANO
CASCAVEL
2015
FAG- FACULDADE ASSIS GURGACZ
LUCIA FERREIRA
PREJUÍZOS CAUSADOS PELA ATENÇÃO DIVIDIDA A MOTORISTAS NO TRAFEGO DE TRÂNSITO URBANO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de nota da disciplina de Psicologia Cognitiva, do curso de Psicologia - 3° período (T-3) da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor
CASCAVEL
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVOS 4 2.1- Objetivo Geral
2.2-Objetivos Específicos
3- REFERENCIAL TEÓRICO 5
4- DESENVOLVIMETO METODOLÓGICO 8
5- ANÁLISE DE RESULTADOS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11 ANEXO 12 APÊNDICE 14
1. INTRODUÇÃO
2.
3.
4. Na modernidade, considera-se o trânsito um espaço compartilhado da circulação humana e um grande problema de ordem pública, contabilizando um número elevado de mortes a cada ano. No trânsito, não são apenas pessoas, veículos e animais que estão circulando. Nesse espaço, também circulam vontades, necessidades, emoções, desejos, estresse, humor. A condução de um veículo envolve múltiplos estímulos cognitivos e atitudes do motorista, sendo uma atividade complexa, que muitas vezes não é compreendida em todas as suas dimensões. A compreensão e identificação das principais funções psicológicas e cognitivas do ato de dirigir favoreceram a avaliação dos fatores “preditores” de comportamentos de risco, assim sua relevância em corroborar para futuros estudos de intervenções preventivas no trânsito.
5. Sternberg (2000) define atenção dividida, como uma função de distribuir os recursos da atenção para responder a mais de uma questão num dado momento, ou a múltiplos elementos ou operações dentro de uma atividade, como numa atividade mental complexa. O desempenho no ato de dirigir diante de novas ações ou estímulos urgentes ou ameaçadores exigem grande demanda