Atenção farmaceutica
Pesquisa clínica: possibilita a realização de testes para determinar a eficácia de determinados fármacos, suas doses eficaz e toxica, seus efeitos indesejáveis e sua posologia.
Atençao farmacêutica: a missão principal do farmacêutico é prover a atenção farmacêutica, que é a provisão responsável de cuidados ralaionados a medicamentos com o proposito de conseguir resultados defunitivos que melhorem a qualidade de vida do paciente (Hepler and Srtand). Dessa forma a atenção farmacêutica trata dos cuidados com o pacientes, monitorando os resultados do tratamento, gerando melhor qualidade de vida no paciente. A atenção farmacêutica visa otimizar a utilização do medicamento.
Acompanhamento farmacêutico: componente da atenção e configura um processo no qual o profissional responsabiliza-se pelas necessidades do usuário realacionadas ao medicamento, por meio de detecção, prevenção e resolução de PRM de forma sistemática, continua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definitivos, buscando melhoria da qualidade de vida do usuário.
Atendimento farmacêutico: é o ato em que o profissional interafe e responde as demandas dos usuários do sistema de saúde, buscando a resolução de problemas de saúde que envolvam ou não o uso de medicamentos.
Intervenção farmacêutica: é um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e profissionais de saúde, que visa a resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento farmacoterapêutico.
Prevenção primária: procura evitar seu inicios. As 3 principais formas de profilaxia são mudança de hábitos, imunização e