Atendimento
É comum lermos esta frase em camisetas ou coletes usados por colaboradores das mais variadas empresas e dos mais variados segmentos. A grande questão, é que nem sempre estas pessoas estão preparadas para realmente "atender" o bem mais importante da empresa.
Seu cliente.
Observando isso, a Di Fiorenna traz a você algumas dicas simples que farão você e sua empresa se destacarem no mercado:
Estude...
Conheça bem as características de seus produtos e dos concorrentes. Identifique os pontos fortes e o seu diferencial em relação aos demais.
Comece Bem...
Há uma máxima que aponta seu sorriso como seu "cartão de visitas". Sorria! Seja simpático!
Cumprimente desejando um bom dia ou uma boa tarde, enfim, mostre que você o quer ali e está disposto a tudo para que ele (cliente) se sinta encantado por sua empresa. É o início da construção de um bom relacionamento entre vocês.
Ouça-o...
Não fale incessantemente e coloque-se sempre no lugar do cliente. Pergunte educadamente, porém, com objetividade e deixe que ele lhe direcione e exponha o motivo pelo qual está ali ou fez o contato. Desta forma será mais fácil de ajudá-lo.
Derrube os Muros e Construa Pontes...
Mesmo que seja para uma conversa ou um simples orçamento, deixe-o bem “à vontade” e demonstre sua disposição para sanar qualquer dúvida. Os "muros" representam os mais variados obstáculos entre você, o cliente e a satisfação. Quanto mais ele se simpatizar por você, maior será a facilidade com que estes muros cairão e se transformarão em "pontes", caminhos que levam à satisfação.
Boas maneiras e um tato apurado para atender real necessidade ou desejo, são peças chave para o sucesso profissional e organizacional.
Mateus Matos