VALORIZANDO A DIVERSIDADE RACIAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM A ARTE AFRICANA
3015 palavras
13 páginas
VALORIZANDO A DIVERSIDADE RACIAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM A ARTE AFRICANA Orientadora: Prof. Ivone Jesus Alexandre 1
Adriana Tenir Egéa de Oliveira 2
RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o resultado do projeto desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Ângelo Milhorança, em Brianorte Distrito de Nova Maringá, na disciplina de Matemática, com os alunos da 2ª e 3ª Fase do 3º ciclo do ensino Fundamental. Procuro neste artigo relatar as considerações sobre a questão racial e o trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar em Artes e história. Tem como suporte pedagógico a contextualização para o ensino da simetria, utilizou-se de pesquisas, confecção de máscaras, e estudos aos aspectos históricos, de crenças e costumes dos povos africanos. O resultado apresentou discussões sobre racismo, preconceito, discriminação, direito e cidadania, no qual os trabalhos realizados com alunos das séries finais do ensino fundamental aprofundaram conhecimentos, e as pesquisas promoveram uma forma mais divertida de aprender matemática e história cultural.
PALAVRAS-CHAVE: valorização, relações étnico-raciais, matemática
1 - Introdução
Este trabalho abordou as relações raciais e o desenvolvimento de atividades na disciplina de matemática através do ensino do conceito da simetria, e de porcentagens, utilizando a interdisciplinaridade com as disciplinas de artes e história para levantar os conceitos históricos, de crenças e valores da cultura africana e suas relações com o cotidiano escolar, onde os alunos confeccionaram máscaras, mosaicos, e gráficos dos resultados de pesquisas realizadas em sites, e com a comunidade escolar referente à identidade cultural. Sobre esses aspectos surgiram as discussões referentes a história dos povos africanos e a educação de forma igual para todos, com base em índices de analfabetismo dos negros e a condição precária de vida.