Atendimento psicológico para emergência em aviação
Segundo o texto, o órgão governamental brasileiro regulamenta prestação de assistência exclusivamente ás famílias atingidas por acidentes aéreos, mas a postura recomendada é que se possa desenvolver um trabalho psicológico com todos os envolvidos, ou seja, pode- se observar um amplo campo de pessoas atingidas direta ou indiretamente, sobreviventes machucados ou não, famílias das vítimas, equipes atuantes nos resgates, entre outros.
Situações de desastre normalmente são situações que geram traumas, várias consequências podem surgir por conta dessas vivências traumáticas. A partir disso o texto ressalta a importância de uma ação psicológica nessas atuações, priorizando as necessidades diagnosticadas em cada situação, em cada caso.
O texto leva em consideração a situação traumática como já colocada e também outros aspectos colocados em tópicos, sendo eles; a situação do luto nas emergências, a resposta ao desastre, a experiência de lidar com pessoas enlutadas e traumatizadas e também a de lidar com perdas pessoais. Na situação do luto em situações de desastre, o choque pode ser maior pelo acontecimento repentino, tendo maiores dificuldades de encarar a realidade. O trabalho psicológico demandará tempo. Quanto à resposta ao desastre observa-se a importância de um trabalho ético e epistemológico, buscando as abordagens que mais se encaixam para lidar com o assunto, trazendo a questão das