ate que o rio nos separe
É um tipo futebol adaptado para prática em terrenos mais pequenos e com menor número de jogadores. As equipas, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal: baliza.
Origem e História do Futsal
No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipa, mas logo ficou definido o número de cinco jogadores para cada equipa. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então diminuíram o seu tamanho e aumentaram o seu peso, por este facto o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“.
Gestos Técnicos
Passe: É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado sector de espaço de jogo. Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado. Cabeceamento: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta. Remate: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo. Receção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos. Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo. Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.
Regras do Jogo
- Durante um jogo, cada equipa pode fazer um número ilimitado de substituições, desde que avise antes o anotador; é também permitida a troca de posições entre o guarda-redes e um jogador qualquer, desde que seja autorizada pelo árbitro;
- A duração de um jogo é de 40 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 20. O cronómetro é parado cada vez que a partida é interrompida.
- O pedido de tempo, pode ser feito pelo treinador ou pelo capitão e consiste numa pausa na partida por