Ata do Copom Economia 2013
Resumo Ata do COPOM – 178° Reunião de 8 - 9/10/2013
A Reunião: Uma das pautas do COPOM em suas reuniões é a análise da economia brasileira juntamente com a economia externa, a fim de se alinhar as estratégias do Governo e chegar ao objetivo das metas estabelecidas, entre elas a da inflação, colocadas pelo Governo.
Em suma do objetivo que é o monitoramento da inflação, e o controle de suas medidas, mostraram um aumento em pontos percentuais no mês de setembro, sendo que estas medidas são de extrema importância para que se possa atingir o objetivo do Governo.
Sendo esta composição de preços reflexos da instabilidade dos indexadores, alta de variação destes componentes (IGPM, IPC, INCC) dentre outros indexadores utilizados, o reflexo para determinado produto ou alimento nem sempre será componente decisório para esta analise, onde de fato não ira alterar o conjunto da Inflação para os próximos meses, sendo este indexador isolado para o calculo real e efetivo não causando o “efeito maquiagem” para os demais componentes deste cálculo.
O monitoramento destes componentes servem para nos apontar suas elevações sim ou não em um determinado período para um determinado monitorado ou não, como o índice de difusão sua variação foi de baixa em 8,5% de um ano para o outro no mesmo mês de analise, levando em consideração o seguinte dado: índice de difusão ficou em 57,8% em setembro “(ante 66,3% no mesmo mês do ano anterior)”.
O PIB: No inicio de sua análise semestral deste ano o PIB ate demonstrou uma elevação ao mesmo período do ano anterior, juntamente com a taxa de crescimento; tudo isto em função da alta do consumo das famílias com 2,3% para o mesmo período de análise do ano anterior.
O Credito: Na linha de Credito para este trimestre, teremos novas linhas para o segmento empresarial, tanto de micro empresas e para as demais, pessoa jurídica como também para pessoa física, esta linhagem terá como finalidade a