At Que Ponto A Pol Tica Compat Vel Com A Tica
O assunto em si suscita ampla controvérsia, dado o preconceito mais ou menos generalizado em relação à atividade política, percebida como campo muito pouco propício a comportamentos ditados pela moral. Efetivamente, nem sempre há convergência entre prática política e princípios morais, entre respeito à verdade e eficiência no exercício do poder. Este desencontro é muitas vezes interpretado em termos de uma incompatibilidade inelutável a situar Ética e Política em domínios opostos (DINIZ, 1998).
Nota-se que a realidade moral varia historicamente e, com ela, variam os seus princípios e normas universais que se deixassem de lado a experiência moral histórica, afastariam da teoria precisamente a realidade que deveriam explicar. Também é certo que muitas doutrinas éticas do passado não são uma investigação ou esclarecimento da moral como comportamento efetivo, humano, mas uma justificação ideológica de determinada moral, correspondente a determinadas necessidades sociais, e, para isto, elevam seus princípios e as suas normas à categoria de princípios e normas universais, válidos para qualquer moral (VÁZQUEZ, 2002). Assim, qualquer discussão sobre ética e valores políticos precisa ser situada em algum lugar entre a condição coletiva de vida e a condição de cada indivíduo, entre o que é universal e o que é particular ao indivíduo, entre o passado e o futuro, entre o que deriva do intelecto e da compreensão e o que se origina no sentimento e na percepção (FREIRE, 2005).
O objetivo deste trabalho, portanto, é recuar ao passado a fim de tomar conhecimento dos conceitos éticos, pertinentes a cada época da História, e como estes se relacionam com a política.
Revisão de Literatura
I Definição de Moral e Ética
A etimologia dos termos moral e ética é semelhante: moral vem do