CID-10: F42 e F63
1. F42 – TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
A) DESCRIÇÃO
Nesse tipo de transtorno os pensamentos obsessivos são o ponto central, que podem ser representados por idéias, imagens ou impulsos que entram na mente do ser humano, de forma repetitiva e estereotipada.
Esses pensamentos causam na maioria das vezes muita angústia e não consegue resistir a eles, também são vistos como próprios do indivíduo. Os atos e os rituais compulsivos são comportamentos que se repetem, são desagradáveis e provocam a perda de tempo.
Os indivíduos enxergam tais comportamentos como prevenindo com algum objetivo improvável, envolvendo dano para o paciente. E são reconhecidos ainda, como ineficazes diante das suas tentativas repetitivas, assim como são reconhecidos como pensamentos do próprio indivíduo, ainda que sejam involuntários e repugnantes.
Rituais ou atos compulsivos são comportamentos em termos de realidade sem explicações lógicas, são estereotipados e repetidos por várias vezes, normalmente não são agradáveis, no entanto o paciente começa a vê-los como uma forma de prevenir alguma situação extremamente desagradável, diminuindo de alguma a ansiedade presente. Já que sintomas de ansiedade e sentimentos angustiantes de tensão interna se destacam muito nesse quadro.
O transtorno obsessivo-compulsivo acontece tanto em mulheres quanto em mulheres de maneira igual. Seu início se dá normalmente na infância ou no começo da vida adulta e seu decorrer é variável.
B) SINTOMATOLOGIA
Os sintomas do transtorno obsessivo podem ser: predominantemente pensamentos obsessivos ou ruminações, predominantemente atos compulsivos (rituais obsessivos) ou pensamentos e atos obsessivos mistos.
Na predominância de pensamentos obsessivos ou ruminações, esses pensamentos podem se apresentar sob forma de idéias, imagens mentais ou impulsos para agir, são variáveis em conteúdo, contudo na maioria das vezes são angustiantes para o