astronomia
Fenômenos como o ciclo das marés, a iluminação noturna e duração dos dias serão bastante diferentes de como conhecemos hoje. A Lua tem um importante papel nas marés aqui na Terra, em sua rotação – que define a duração dos dias) e na quantidade de luz refletida do Sol para nós durante a noite.
Planetas como Júpiter, Saturno, Netuno e Urano possuem muito mais luas que o nosso, por causa do frio. O frio impediu que os blocos de gelo resultantes do Big Bang se descongelassem. Ao longo do tempo, eles se juntaram a fragmentos de pedra e metal, dando origem aos satélites atraídos pelagravidade dos planetas.
Supondo que nosso planeta tivesse três luas (contando com a nossa), do mesmo tamanho e mesma distância, os dias seriam três vezes mais longos. Teriam uma duração de 72 horas. Já pensou ver um por do sol lá pelas 45h? Apesar do dia mais longo, a mudança da velocidade de rotação daTerra não mudaria a temperatura global, já que ela é mais afetada pelo movimento de translação (em volta do Sol).
Como já dito, a Lua influencia o movimento das marés. Se tivéssemos 3 luas, as praias seriam bem maiores e animais teriam suas vidas um pouco diferentes. Os camarões, por exemplo, que se movem pelo movimento das marés, poderiam se movimentar mais rapidamente.
Teríamos também noites mais iluminadas. A Lua reflete aproximadamente 9% da luz solar para a Terra. Obviamente, que com três luas, teríamos 27% da luz refletida, o que em vez de preto, teríamos um céu noturno roxo.
Além disso, os eclipses seriam mais constantes de deixariam de ser um fenômeno raro. O interessante seria um eclipse triplo, quando os três satélites ficassem na zona de sombra projetada pelo planeta Terra.