ASTIGMATISMO
O Astigmatismo é uma deficiência visual causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Em um olho com astigmatismo o formato da córnea é ovalado, como uma bola de futebol americano, enquanto em um olho normal a córnea é redonda. Esse formato ovalado faz com que a refração da luz no olho origine vários pontos imagem na retina e em diferentes planos e não apenas um (o que caracterizaria uma imagem nítida). Portanto, uma pessoa que apresenta astigmatismo vê as imagens embaçadas e desfocadas, tanto para objetos próximos quanto para objetos longínquos.
1.1 TIPOS
Existem dois tipos de astigmatismo: o corneano e o lenticular. O astigmatismo corneano acontece quando a córnea tem o formato distorcido. Já o astigmatismo lenticular acontece quando o cristalino tem o formato distorcido.
O astigmatismo pode estar associado também a outros tipos de doenças, como miopia e hipermetropia.
Miopia: ocorre quando a córnea é curva demais ou o olho é mais longo do que o normal. Em vez de se focar justamente na retina, a luz é focalizada na frente da retina, resultando em uma aparência embaçada para objetos distantes
Hipermetropia: ocorre quando a córnea é pouco curva ou seu olho é mais curto do que o normal. O efeito é o oposto da miopia. Quando o olho está em um estado de relaxamento, a luz é focada na parte de trás, fazendo com que objetos próximos fiquem embaçados.
1.2 CAUSAS
O astigmatismo pode ser hereditário ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. Coisas como ler com pouca luz, assistir televisão de muito perto ou estrabismo não são causas de astigmatismo e nem o agravam. Coçar o olho, porém, pode danificar o formato da córnea, causando astigmatismo.
1.3 SINTOMAS
Alguns sintomas de astigmatismo:
Não conseguir ler letras pequenas
Dificuldade de leitura
Visão dupla
Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
Fotofobia (sensibilidade à luz)
Piora da acuidade visual à noite (miopia também causa piora da