Associonismo-Estruturalismo e Funcionalismo
Teve como principal representante o Edward L. Thorndike.
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias, sendo das mais simples às mais complexas.Tendo á pessoa de aprender ás mais simples primeiro,que á ela estariam associadas.A mente teria o poder de gerar idéias, sem depender da estimulação sensorial.Suas atividades principais eram perceber,recordar,raciocinar e desejar.Com essas atividades considerava-se que a mente teria faculdades especiais.Nossa complexidade de idéias vem não só dos sentidos, más com a associação de idéias mais simples.
As leis da associação surgem com Locke, mas logo mais por são formuladas com maior exatidão por David Hume, sendo ele o expoente maximo desta teoria.Segundo ele o conhecimento está constituído impressões e idéias. As idéias associam-se por principalmente quando existe entre elas uma proximidade espacial, sendo semelhantes, que possa estabelecer uma relação de causa-efeito entre os acontecimentos que elas representam. Com as diversas ações humanas surgiu a lei de causa-efeito, que seria de grande ultilidade para a psicologia comportamentalista. Dizendo que todo o comportamento de um organismo vivo tende a se repetir,se nos o recompensarmos assim que ele o emitir.Em outra circunstancia o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência.Seriam os dados primitivos recebidos através dos sentidos ,enquanto ás idéias seriam ás copias que a mente recolhe dessas mesmas impressões. O conhecimento tem origem nas sensações e nenhuma idéia poderia conter informações que não houvesse sido recolhida previamente pelos sentidos,sendo alcançado mediante a associação mediante a associação de idéias seguindo os princípios de semelhança,continuidade espacial e temporal e causalidade.
Acerca da lei causa-efeito Thornidike realizou diversas experiências com animais, observando que se desse recompensa aos animais