Associação dos pais e amigos dos autistas
Curso de Especialização em Saúde Pública e Serviço Social
Disciplina de Políticas de Atenção a Saúde nos Ciclos de Vida
TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA
DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE NOS CICLOS DE VIDA
RELATÓRIO FINAL
PESQUISA REALIZADA NA ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS – APAARN
Amanda França Tagliaferro da Fonseca
Natal/RN
Julho – 2012
Introdução
Com a Constituição Federal Brasileira promulgada em 1988, representou um momento de grande avanço na proteção aos direitos dos cidadãos excluídos, dentro destes as pessoas com deficiência. Tendo como fundamento promover a dignidade da pessoa humana e garantir o exercício da cidadania, e sejam eliminados quaisquer preconceitos ou discriminações (artigos 1º e 3º C.F.).
Isto significa conceder a todos, inclusive às pessoas com deficiências, direitos sociais como a educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança e à previdência social (artigo 6º C.F.).
Esses direitos são a mola propulsora para a qualidade de vida dos indivíduos, fazendo que se sintam partes de um todo e que possam com suas potencialidades contribuir para o desenvolvimento de seu cotidiano junto à sociedade.
É dentro desta temática que será analisado a Política de atenção as Pessoas com Deficiência na Associação dos Pais e Amigos dos Autista o Rio Grande do Norte (APAARN), buscando ver este trabalho de forma concreta para um tipo de deficiência ainda desconhecida para algumas pessoas.
Estudos mostram que quase 1% da população possui algum Transtorno do Espectro do Autismo no Brasil, isso pode significar algo em torno de 1,9 milhão de pessoas.
Com este trabalho será mostrado como o trabalho entre a equipe esta sendo realizado para atender as necessidades que são postas aos Autistas e seus familiares.
"E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para